| A cena viral, que muitos classificaram como "de filme de terror", na verdade tem uma explicação científica. Foto: Reprodução/Instagram/@ataizalobbo |
Uma jovem levou um grande susto ao ver o peixe que tinha acabado de limpar se debater em sua pia. Em um vídeo que viralizou, o peixe, com a barriga já aberta, começa a se contorcer, e a jovem, assustada, tenta contê-lo. O movimento inesperado, que chocou muitos internautas, é um evento mais comum do que se imagina.
Apesar da aparência bizarra, o peixe não está "vivo" novamente. O fenômeno é um tipo de "memória muscular", onde as células do animal continuam ativas por um curto período após a morte. Mesmo sem o cérebro, os neurônios motores e as células musculares ainda contêm energia e sais minerais.
Esses sais são responsáveis por transmitir impulsos nervosos aos músculos. Quando estimuladas por fatores externos, como sal ou óleo quente, essas células reagem, causando a contração muscular. É um reflexo residual, um último ato de impulso elétrico.
O movimento é apenas a resposta das células aos últimos estímulos. A reação dura pouco, pois a energia e os minerais se esgotam, e o peixe, finalmente, para de se mover por completo.