O caso foi o primeiro em 5 anos na região. Foto: Ilustração/gemini |
Um morador da região do Lago Tahoe, no condado de El Dorado, foi diagnosticado com a peste bubônica, também conhecida como peste negra. O caso foi confirmado pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia, que informou que o paciente, que teria sido infectado por uma picada de pulga, está em recuperação em casa e recebendo tratamento médico.
Este é o primeiro caso da doença na região desde 2020. Em média, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) registram sete casos anuais nos Estados Unidos. O paciente está recebendo cuidados e se recupera em casa.
Alerta e recomendações
A bactéria Yersinia pestis, responsável pela doença, é endêmica em diversas áreas elevadas da Califórnia, incluindo o condado de El Dorado, e é frequentemente transmitida a humanos por picadas de pulgas infectadas ou pelo contato com animais doentes. O Dr. Kyle Fliflet, diretor interino de saúde pública do condado, enfatizou a importância de medidas de proteção. "É importante que as pessoas protejam a si mesmas e seus animais de estimação quando estiverem ao ar livre, especialmente em caminhadas, trilhas e camping em áreas onde há presença de roedores selvagens", disse.
A bactéria 'Yersinia pestis' é a causadora da peste bubônica. Foto: Getty Images/via UOL |
Autoridades de saúde recomendam o uso de repelentes e roupas que cubram a pele, como calças compridas, ao caminhar por áreas com roedores selvagens. Além disso, aconselham a remoção de arbustos, lixo e madeira próximos de residências para evitar a atração de roedores. A recomendação é que as pessoas evitem o contato com animais selvagens, vivos ou mortos.
Sintomas e tratamento
A peste bubônica é uma doença grave que exige tratamento rápido com antibióticos. Os sintomas mais comuns incluem:
- Inchaço dos gânglios linfáticos;
- Febre;
- Calafrios;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça.
Os sintomas geralmente aparecem entre um e oito dias após a infecção. Apesar de ser mais conhecida por pandemias históricas, como a que matou mais de 200 milhões de pessoas, a peste bubônica ainda afeta entre 1.000 e 3.000 pessoas anualmente no mundo, especialmente em países como a República Democrática do Congo, Madagascar e Peru.
Fonte: noticias.uol.com.br