Ex-ator pornô e ativista assume Ministério da Igualdade na Colômbia

A nomeação gerou polêmica, mas Florián destaca que seguirá lutando por populações historicamente excluídas. Foto: Reprodução/Instagram @juanflorians/via Metrópoles

Juan Carlos Florián, um nome já conhecido no ativismo social e, agora, na política colombiana, assume o cargo de ministro da Igualdade e Equidade, em uma nomeação que gerou tanto apoio quanto controvérsia. Florián, que já foi vice-ministro da pasta, tem seu passado como ator pornô e trabalhador sexual como uma bandeira aberta e central em sua luta por direitos para a comunidade LGBTQIAPN+ e outras minorias.

Sua história de vida, publicamente assumida, inclui ser uma pessoa que vive com HIV e um imigrante, experiências que ele usa para reforçar a sua credibilidade e a urgência de seu trabalho. "Não venho da elite. Venho das ruas, da luta, do verdadeiro ativismo", afirmou Florián em uma publicação no Instagram sobre a sua nomeação. Ele se descreveu como um "filho do povo que nunca esquece de onde vem", destacando sua jornada de trabalhador sexual e criador de conteúdo adulto a formulador de políticas públicas e defensor dos direitos humanos.

A escolha de Florián pelo presidente Gustavo Petro não foi isenta de críticas. Segundo o jornal El País, a promoção já havia sido cogitada anteriormente, mas enfrentou forte resistência interna e externa, justamente por causa de seu passado na indústria de entretenimento adulto.

Além de sua atuação no ativismo e na política, Florián também tem um histórico profissional em organizações internacionais de renome como Médicos Sem Fronteiras e Save the Children, e liderou uma organização LGBTQIA+ em Bogotá. Seu ativismo intenso já o tornou alvo de ameaças de morte.

No discurso de posse, ele reafirmou seu compromisso em "continuar trabalhando em prol de populações historicamente excluídas", sinalizando que sua trajetória militante será o foco de sua gestão à frente do ministério.

Fonte: www.metropoles.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem