Califórnia legaliza compostagem humana como opção funerária

Nova legislação permitirá transformar restos mortais de humanos em composto para adubo. Foto: Reprodução/Freepik
O estado da Califórnia, nos EUA, vai oferecer um tipo diferente de funeral aos seus cidadãos, no lugar de métodos tradicionais de lidar com os corpos, como cremação e enterro, uma nova legislação prevista para 2027 permitirá transformar restos mortais de humanos em composto para adubo.  As informações são do portal BOL.

A Redução Orgânica Natural (NOR na sigla em inglês), ou compostagem humana como é mais conhecida, consiste em colocar o corpo em um recipiente reutilizável, cercado com lascas de madeira e arejado para permitir que micróbios e bactérias cresçam, permitindo a completa decomposição no solo em cerca de um mês.

O projeto de lei sancionado pelo governador do estado, Gavin Newson, no último domingo (18), autoriza todos os moradores da Califórnia a optar pela compostagem do corpo. Apesar de novo na California, o serviço já é oferecido por algumas empresas, nos estados de Washington, Colorado, e Oregon onde já passaram pelo processo de legalização.

O projeto proíbe que vários corpos sejam agrupados numa mesma instalação, exceto no caso de familiares, e também proíbe a venda de solo em locais destinados à compostagem humana, assim como o cultivo de gêneros alimentícios nessas áreas.

"Com as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar como ameaças muito reais ao nosso meio ambiente, este é um método alternativo de disposição final que não contribuirá com emissões para nossa atmosfera", disse a deputada do partido democrata, Cristina Garcia.

Apesar de todos os benefícios do método ao meio ambiente, a Igreja Católica da Califórnia se manifestou contrária, afirmando que a Redução Orgânica Natural "reduz o corpo humano a simplesmente uma mercadoria descartável".

Postar um comentário

0 Comentários