| Grupo faz ação "estilo Robin Hood" para denunciar alta do custo de vida no país. Foto: Reprodução/CBC/via infomoney |
Em uma ação inusitada que misturou símbolos natalinos e protesto político, um grupo de aproximadamente 40 pessoas vestidas de Papai Noel, acompanhadas por "duendes" mascarados, invadiu um supermercado na última segunda-feira (15). O grupo levou milhares de dólares canadenses em mercadorias como forma de manifestação contra a inflação alimentar.
O grupo responsável pela ação, autodenominado Robins des Ruelles (Robins das Vielas), assumiu a autoria do ato por meio de uma nota oficial intitulada “Quando a fome justifica os meios”. No texto, o coletivo critica severamente o lucro das grandes redes varejistas em meio à crise econômica enfrentada pela população.
"Não tem outro jeito de dizer: um punhado de empresas está segurando nossas necessidades básicas como refém", afirmou o grupo no comunicado, que encerra com um tom provocativo: "Não esqueçam: a fome justifica os meios. Feliz Natal!".
A rede Metro, proprietária da unidade e de outras oito marcas nas províncias de Ontário e Quebec, emitiu uma nota repudiando o ocorrido. A empresa classificou a invasão como um crime e defendeu que a alta nos preços é resultado de fatores externos complexos.
De acordo com dados do Conselho de Varejo do Canadá, o setor enfrentou perdas superiores a US$ 9 bilhões em 2024 devido a furtos e danos operacionais.
A polícia local de Montreal confirmou que está analisando as imagens das câmeras de segurança e coletando depoimentos de testemunhas. Apesar da repercussão do caso, até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Fonte: www.infomoney.com.br