Um vídeo produzido por inteligência artificial e que se tornou viral TikTok recria uma os integrantes da banda Mamonas Assassinas caso ainda estivessem vivos. Se fossem vivos, Dinho e Bento teriam 54 anos, Sérgio completaria 55 anos, Samuel teria 52 anos, e Júlio alcançaria 57 anos.
Relembrando o ocorrido:
A banda, que se tornou um fenômeno no Brasil, teve sua promissora trajetória interrompida de forma abrupta. No retorno de uma apresentação em Brasília, em 2 de março de 1996, a aeronave que transportava o grupo colidiu contra a Serra da Cantareira, localizada ao norte da cidade de São Paulo, resultando na morte de todos os cinco integrantes, além do piloto, copiloto e funcionários que acompanhavam a banda. À época, o grupo preparava-se para expandir sua carreira internacional, com um show marcado em Portugal para o dia 3 de março daquele ano.
As investigações conduzidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontaram falha humana como causa do acidente. O piloto, ao perder contato com a torre de controle, tentou realizar uma manobra de arremetida, vindo a se chocar com a serra. O principal fator identificado na tragédia foi a exaustão do comandante, que já acumulava 14 horas de voo naquele momento.
O sepultamento, ocorrido em 4 de março de 1996 no Cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos, São Paulo, foi acompanhado por uma multidão de mais de 65 mil fãs. Em sinal de luto, diversas escolas suspenderam as aulas, e a cerimônia foi transmitida por emissoras de televisão aberta, que interromperam sua programação regular para exibir a despedida dos artistas.
Legado do Mamonas:
Mesmo tendo uma carreira curta a banda deixou sua marca na música brasileira. Com sua musicas "politicamente incorretas" (que não poderiam ser tocadas em rádios por causa dos palavrões) que eram o resultado de uma mistura de diferentes estilos musicais como heavy metal, sertanejo e pagode resultaram na graça todas as gerações chegando até a se tornarem ídolos do público infantil.
![]() |
Artista fez homenagem a integrantes da banda. Foto: Reprodução/Instagram |
Sua obra ousadia e criatividade o unir humor e criticas as suas canções inspiraram muitos outros artistas brasileiros dentre eles estão: Banda Otus, Buchecha e MC Koringa, e Ivo Meirelles e Anderson Leonardo (do Molejo).
A banda transcendeu seu tempo tendo suas musicas tocadas até hoje e base documentários e filmes.
A emoção de um fã:
Após alcançar grande repercussão com seu vídeo gerado por inteligência artificial, que recriou digitalmente os integrantes da banda Mamonas Assassinas, o artista Hidreley Leli Dião, de 26 anos, residente em Botucatu, teve a oportunidade de conhecer familiares dos músicos.
Conforme relatado pelo portal G1, o encontro foi viabilizado por intermédio de um jornalista do estado do Espírito Santo. A conversa ocorreu por meio de uma chamada de vídeo, consolidando a confirmação de que seu trabalho havia atingido seu propósito.