Animal tem a concha espiralada para a esquerda - característica que ocorre em apenas um a cada 40 mil caracóis. Foto: Ilustração/Freepick/wirestock |
Uma busca inusitada por um parceiro romântico está movimentando as redes sociais da Nova Zelândia. O protagonista dessa história é Ned, um caracol raro com uma concha que se enrola para a esquerda, uma característica encontrada em apenas um a cada 40 mil caracóis.
Ned foi descoberto pela ilustradora Giselle Clarkson enquanto ela cuidava de seu jardim em Wairarapa. Acostumada a ver caracóis com conchas espiraladas para a direita, Giselle logo percebeu a raridade do molusco e, preocupada com sua segurança, o abrigou em um aquário. O nome "Ned" foi uma homenagem a Ned Flanders, o personagem canhoto da popular série americana "Os Simpsons".
A ilustradora, que já colaborou com a revista New Zealand Geographic, contatou a equipe para compartilhar sua descoberta. A revista, por sua vez, abraçou a causa e lançou uma campanha online com a hashtag #FindNedANed (Encontre um Ned para Ned).
Por que um caracol precisa de ajuda para encontrar um parceiro?
Embora os caracóis sejam hermafroditas, possuindo órgãos reprodutores masculinos e femininos, eles ainda precisam de um parceiro para se reproduzir. O problema de Ned reside na sua concha invertida, que o impede de acasalar com caracóis de conchas regulares.
A revista e a ilustradora esperam que, com a ajuda dos neozelandeses, Ned possa encontrar sua "alma gêmea" e não passar a vida inteira solitário. A campanha incentiva os moradores a procurarem em seus jardins por caracóis com conchas espiraladas para a esquerda.
Segundo a New Zealand Geographic, o final do inverno é a melhor época para a busca, já que as noites úmidas e amenas são perfeitas para a circulação dos moluscos. Com a ajuda da comunidade, a história de Ned pode ter um final feliz, provando que o amor pode ser encontrado até mesmo nas circunstâncias mais raras.
Fonte: www.estadao.com.br