Um vídeo emocionante de um chimpanzé abraçando um membro de uma ONG de resgate animal em Camarões viralizou nas redes sociais, comovendo internautas ao redor do mundo. O momento afetuoso, registrado no final de junho, mostra o animal, chamado Citron, reencontrando seu antigo cuidador após anos de separação.
As imagens, divulgadas pela Papaye International, mostram Citron se aproximando do cuidador enquanto ele atravessava um rio para entregar alimentos. A ONG sugere que o chimpanzé reconheceu imediatamente a pessoa que cuidou dele no passado.
A Papaye International atua ativamente contra a caça ilegal e pela proteção de chimpanzés, levando os animais resgatados para a Ilha Pongo, uma reserva natural dedicada à reabilitação da espécie.
"Em seus braços, todas as suas memórias, confiança e emoção ressurgem. É impossível ficar indiferente a uma cena assim", escreveu a ONG em sua publicação, que já alcançou quase 800 mil curtidas no Instagram.
Ao final da mensagem, a organização fez um apelo pelo fim da exploração de chimpanzés, reforçando seu compromisso: "Todos os dias, trabalhamos para lhes oferecer um futuro digno, livre e respeitoso. Um futuro onde bebês chimpanzés não serão mais roubados da sua infância. Um futuro onde nunca esqueceremos que reconhecer a humanidade nos outros é também o começo da nossa própria humanidade."