Bebês recebem antídoto para veneno de cobra no lugar de vacina em Santa Catarina

11 crianças receberam o antidoto de cobra invés da vacina para hepatite. Foto: Ilustração/Freepik/drazenzigic

Um incidente grave ocorreu no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, em Santa Catarina, onde onze bebês recém-nascidos receberam um antídoto para veneno de cobra no lugar da vacina contra hepatite B. O erro de medicação aconteceu entre os dias 9 e 11 de julho.

De acordo com o hospital, os bebês não apresentaram reações adversas e estão bem, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Canoinhas e pela Vigilância Epidemiológica do município.

A Prefeitura de Canoinhas, por sua vez, esclareceu que a responsabilidade pelas vacinas é do hospital e não do município. Em nota enviada ao UOL, a administração municipal confirmou que o erro aconteceu na maternidade da unidade hospitalar. Uma auditoria externa será realizada para investigar o caso no hospital, que recebe repasses de verbas da prefeitura.

Vale ressaltar que o soro antiofídico, aplicado por engano, tem a função de neutralizar o veneno de cobras e impedir a progressão de sintomas após uma picada. Já a vacina contra a hepatite B, que deveria ter sido administrada, protege contra uma infecção hepática crônica e é aplicada em três doses ao longo da infância. O UOL tenta contato com o Hospital Santa Cruz para um posicionamento.

Fonte: noticias.uol.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem