Testosterona baixa aumenta risco de gravidade da Covid-19 em homens, diz estudo dos EUA

Homens com menores taxas do hrmônio sexual tem mais chance de ter a versão mais grave da doença. Foto: Shutterstock/iG
Estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, publicado nessa terça (25) na revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association), relaciona o nível de testosterona com a gravidade de casos de covid-19.As informações são do site Poder360.

A baixa concentração do hormônio sexual no sangue em pacientes homens internados com covid-19 foi associada a uma tendência de maior agravamento da doença. Eis a íntegra do estudo, em inglês (1 MB).

Foram avaliadas amostras de material genético de 152 pacientes, entre homens e mulheres, incluindo 143 que foram internados com covid-19 de março a maio de 2020. O estudo apontou que 66 dos 90 homens apresentaram quadros graves da doença e uma taxa de testosterona de 65% a 85% menor que os 24 homens que tiveram quadro moderado, nos primeiros e terceiros dias de sintomas.

Segundo a pesquisa, homens com baixos níveis de testosterona, isto é, até 250 nanogramas por decilitro de sangue, tinham mais chance de precisar de tratamento intensivo ou intubação nos 2 ou 3 dias subsequentes.

Entre as mulheres, não foi comprovada essa relação. O estudo, porém, conclui que mais investigações são necessárias para entender sua associação fisiopatológica com a covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários