![]() |
Polícia e socorristas em local de tiroteio em escola nos Estados Unidos. Foto: Eva Claire Hambach/AFP/via UOL |
O Tennessee se tornou o primeiro estado norte-americano a aprovar uma lei que exige aulas de segurança com armas de fogo para crianças a partir dos cinco anos de idade. A medida, que entrará em vigor com o início do novo ano letivo, foi sancionada em 2024 e é uma iniciativa do Legislativo estadual, de maioria republicana.
As diretrizes publicadas pelo Departamento de Educação do estado estabelecem que alunos do ensino fundamental, com idades entre cinco e oito anos, devem aprender a diferenciar uma arma de brinquedo de uma real. O currículo também inclui a identificação das partes de uma arma, como gatilho e cano, além de instruções para que os estudantes demonstrem uma "atitude responsável em relação às armas de fogo".
A lei torna o curso de segurança anual e obrigatório para os estudantes até a conclusão do Ensino Médio. Os defensores da medida argumentam que a iniciativa é uma resposta direta aos frequentes tiroteios em escolas, uma tragédia recorrente nos Estados Unidos, onde o número de armas de fogo supera o de habitantes.
Embora seja o primeiro estado a tornar essas aulas obrigatórias para crianças, o Tennessee não está sozinho em adotar legislações semelhantes. Outros estados, como Utah e Arkansas, também aprovaram medidas parecidas recentemente.
As diretrizes estaduais não especificam a duração do curso nem a metodologia de ensino, mas proíbem o uso de "munições reais, disparos reais ou armas reais" nas aulas. Além disso, determinam que os instrutores devem manter uma posição "neutra em relação a temas políticos". As escolas têm a opção de convidar especialistas, como membros da polícia ou profissionais de saúde pública, para auxiliar no ensino.
Fonte: noticias.uol.com.br