Igor aprendeu manobra com o irmão mais velho e lembrou no momento do desespero ao ver o primo sufocando. Foto: arquivo pessoal/Diário do Nordeste |
Num momento de tensão, um adolescente de 14 anos, Silas, salvou a vida de seu primo, Igor, de 12, usando a manobra de Heimlich. O incidente, que aconteceu na última quinta-feira (7) em Fortaleza, foi gravado por câmeras de segurança e mostra a ação rápida e decisiva de Silas.
Os primos estavam no apartamento de Igor, conversando e se divertindo. Igor, rindo de algo que Silas tinha dito, acabou se engasgando com a mistura de leite e achocolatado que estava tomando. Lione, a mãe de Igor, descreveu que, a princípio, pensou que o filho estivesse apenas brincando.
O vídeo mostra Igor, sem fôlego, buscando ajuda de sua tia, Joana, que estava na cozinha. Ele tosse intensamente e logo demonstra sinais de que o engasgo é grave. Joana tenta ajudar, mas sem sucesso, e pede para Silas chamar a vizinha.
Foi nesse momento que o instinto de Silas prevaleceu. Ele explicou depois que pensou: "Se eu for, quando voltar ele já pode ter morrido, porque minha mãe não sabe fazer a manobra". Ele voltou imediatamente e começou a aplicar a técnica. Com a tração abdominal, Igor conseguiu expelir o líquido e voltar a respirar, aliviando a tensão da família.
A família levou Igor ao hospital, onde ele foi medicado para dor no peito e na garganta, sem apresentar qualquer sequela. Silas havia aprendido a técnica com seu irmão mais velho, Eduardo. Lione ressaltou a importância do gesto: "Pode até não ter sido uma manobra da forma perfeita, mas foi o que ajudou realmente meu filho".