Robôs podem substituir humanos em qualquer trabalho em 20 anos, diz futurista

Segundo pesquisas realizadas por time norte-americano, as transformações no mercado de trabalho serão intensas com queda do custo da tecnologia. Foto: Ilustração/Reddit

Ao pensarmos no futuro, o que nos vem à mente? Carros voadores? Robôs convivendo com os humanos ou até mesmo liderando uma revolução contra eles? Embora isso pareça enredo de filme, o futurista Adam Dorr, pesquisador da RethinkX, afirma que os robôs humanoides poderão substituir humanos em qualquer emprego em apenas 20 anos.

Para Dorr, o impacto será imenso, superando a transição dos cavalos para os automóveis ou das câmeras analógicas para as digitais. Segundo ele, as máquinas serão capazes de desempenhar qualquer função por um custo menor em menos de uma geração. "Já vimos esse padrão antes. Nós somos os cavalos e as câmeras analógicas da vez", declarou Dorr ao jornal The Guardian.

A substituição já está em curso. A Amazon, por exemplo, já opera com uma proporção de um robô para cada ser humano. No entanto, o impacto pode ser mais lento em profissões que exigem mais interação humana. A maior preocupação, de acordo com o especialista, é a falta de ocupações para empregar a população. Ele ressalta que não tem respostas para o problema, mas acredita que a sociedade precisa testar novas estruturas para lidar com essa transição.

Algumas empresas já se preparam para atender a essa demanda crescente por robôs. A Boston Dynamics, por exemplo, desenvolve sistemas robóticos, e a Hyundai anunciou a compra de dezenas de milhares de robôs da empresa para os próximos anos. A Figure é outra empresa que inova no setor, com seus robôs humanoides prontos para tarefa domésticas. Em uma demonstração, dois robôs colaboraram para guardar compras. O fundador da Figure, Brett Adcock, comentou que, "pela primeira vez na história humana, a robótica está ao nosso alcance".

Fonte: revistapegn.globo.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem