Não é para mim: Mulher recebe centenas de pacotes da Amazon por engano na Califórnia

Uma empresa chinesa de capas para bancos de carros havia dado aos clientes o endereço de Kay, na Califórnia. Foto: Reprodução/Bloomberg/via Época negócios

A casa de uma moradora de San Jose, na Califórnia, virou um depósito indesejado de dezenas de pacotes da Amazon. A situação inusitada começou quando uma empresa chinesa de capas para bancos de carros, a Liusandedian, forneceu o endereço da vítima, identificada como Kay, para seus clientes devolverem produtos. O caso, noticiado pelo Daily Mail, transformou a vida de Kay em um verdadeiro transtorno.

Inicialmente, Kay acreditava que os pacotes eram enganos pontuais, talvez destinados a vizinhos. "Pensei: 'Está com meu endereço, mas não é para mim'", relatou. No entanto, o fluxo de entregas se tornou ininterrupto, e centenas de caixas começaram a se acumular em seu quintal. O volume era tão grande que impedia até mesmo Kay de levar sua mãe de 88 anos a consultas médicas. "Foi um verdadeiro inferno", desabafou. Ela conta que muitos pacotes foram recusados, mas mesmo assim, o que sobrou era uma montanha.

Ao abrir algumas das embalagens, Kay descobriu que todos os pacotes continham conjuntos de capas de bancos de carro de couro sintético da marca Liusandedian. Vendidas por US$ 129 (cerca de R$ 715), as capas prometiam se ajustar a diversos modelos de sedãs e SUVs, mas não entregavam o que prometiam. Dezenas de clientes insatisfeitos tentaram devolver os itens, usando o endereço de Kay como o suposto local de devolução da empresa na Califórnia.

A Liusandedian violou as políticas da Amazon para vendedores internacionais, que exigem um endereço de devolução nos EUA, reembolso sem necessidade de devolução ou uma etiqueta de devolução pré-paga em até dois dias úteis. Além do transtorno, alguns consumidores chegaram a pagar até US$ 64 (aproximadamente R$ 350) para devolver os produtos nos EUA, sem sequer receber o reembolso da Liusandedian, gerando avaliações negativas na plataforma. Atualmente, o anúncio da Liusandedian na Amazon aparece como "indisponível", com mais de 40% das avaliações de apenas uma estrela e comentários desativados.

Kay tentou contato com a Amazon diversas vezes para resolver o problema. A empresa ofereceu um vale-presente de US$ 100 (aproximadamente R$ 500) e sugeriu que ela doasse ou levasse os pacotes aos Correios ou à FedEx.

"Pedimos desculpas à cliente e estamos trabalhando diretamente com ela para recolher todos os pacotes, enquanto adotamos medidas para resolver o problema de forma definitiva", afirmou a Amazon em comunicado.

Na manhã da última terça-feira (8), após um ano de transtornos, funcionários da Amazon finalmente removeram todos os pacotes acumulados no quintal de Kay, colocando um fim ao pesadelo.

Fonte: epocanegocios.globo.com

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