"Google tradutor para gatos": Empresa chinesa que criar tradutor de miados

Empresa tenta decifrar os sons dos animais. Foto: Ilustração/Freepick (@senivpetro)
A Baidu, gigante chinesa da tecnologia, está empenhada em decifrar miados de gatos por meio de um inovador sistema de inteligência artificial (IA). O objetivo é aprimorar a comunicação entre humanos e seus bichos de estimação. As informações são do Escola Educação.

Embora a ideia, ainda na fase inicial de estudo, pareça distante, a empresa acredita que essa inovação poderá abrir novos caminhos para a interação emocional entre humanos e animais.

Por mais inovador que o projeto seja, a busca por desvendar a comunicação animal não se restringe à China. Organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos também estão pesquisando a interpretação de sons de aves, golfinhos e até elefantes por meio de inteligência artificial.

Além disso, a NatureLM, outra ONG, obteve US$ 17 milhões (cerca de R$ 96 milhões) para desenvolver modelos de linguagem voltados para decodificar padrões comunicativos de animais.

Aplicativo tradutor

Em 2020, foi publicado na google e apple store um aplicativo, desenvolvido por Javier Sanchez, um ex-engenheiro do programa Alexa, o assistente virtual inteligente da Amazon, que prometia traduzir o que seu gato dizia. 

A inteligência artificial depende das legendas incluídas pelo dono. Foto: Reprodução/MeowTalk/Akvelon/via BBC News Brasil

Segundo a matéria publicada na BBC News Brasil, o programa, chamado MeowTalk, gravava o som feito por um gato e então tenta identificar o significado com ajuda do dono do gato, que vai criando rótulos para cada tipo de som. Assim, o app vai criando um banco de dados lido por um software de inteligência virtual.

O app se baseava em pesquisas onde diziam que os gatos não compartilham uma língua. O miau de cada gato é único e feito sob medida para seu dono, com alguns mais vocais do que outros.

Fonte: escolaeducacao.com.br,

            www.bbc.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem