Aluna pede reembolso após descobrir que professor usava ChatGPT para montar aulas

Aluna descobriu que seu professou usou IA para preparar as aulas. Foto: Ilustração/Freepick

Uma aluna, da Universidade de Northeastern, pediu reembolso de sua mensalidade após descobrir que seu professor usou o Chat GPT para preparar suas aulas. As informações são do Terra e do Metrópoles.

Tudo começou em fevereiro quando Ella Stapleton, estudante do ultimo ano de administração, notou que as anotações de uma das aulas, Comportamento Organizacional, estavam estranhas. Ao revisar os materiais, ela descobriu vários sinais que davam a crer o uso de IA na produção do material didático, como distorções em textos e fotos, erros ortográficos, entre outros.

Em entrevista ao jornal The New York Times, a universitária afirmou que o curso tinha como proibido uso de "atividades academicamente desonestas", o que inclui os chatbots sem devida autorização. "Ele está nos dizendo para não usar, e então ele mesmo está usando", disse Ella.

A jovem apresentou uma queixa a universidade pelo uso da IA, além de problemas que teve com a forma que o professor leciona. A jovem pediu o reembolso da mensalidade da disciplina, aproximadamente de US$ 8 mil (R$ 45.341,60).

O professor responsável, Rick Arrowood, reconheceu que recorreu a diversas plataformas de IA. Ele admitiu que falhou ao não ser transparente com os alunos, mas afirmou que a situação pode abrir espaço para discussões importantes sobre o papel da tecnologia na educação superior.

Em nota a universidade incentivou o uso da inteligência artificial, desde que revisados e sinalizados como gerados por IA. Porem a universidade negou o reembolso da estudante alegando que os procedimentos acadêmicos estavam dentro das diretrizes institucionais.

Fonte: www.terra.com.brwww.metropoles.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem