Macacos invadem cidade na Tailândia

Homem limpa uma praça cercado de macacos em Lopburi. Foto: Mladen Antonov/AFP
Os habitantes de Lopburi, na Tailândia, estão refugiados em suas casas e há territórios proibidos para seres humanos por conta dos milhares de macacos, atração de turistas hoje inexistentes, que estão fora de controle e em liberdade nas ruas da cidade. Com informações do Uol.

Expulsos de seu habitat natural e confinados em um primeiro momento ao redor de um templo da cidade, com o passar do tempo os animais invadiram as ruas, apropriaram-se de edifícios e obrigaram os comércios a fechar as portas.

Como representavam a principal atração turística de Lopburi, os macacos eram tolerados pela população e constituíam uma fonte de renda considerável para a cidade. Com a pandemia do novo coronavírus, a Tailândia fechou suas fronteiras para conter o surto. Sem os turistas estrangeiros que alimentavam os animais e tiravam fotos deles, a situação saiu do controle.

Veja mais:

Um vídeo postado na internet em março também serviu para fazer as autoridades reagirem, lançando uma campanha de esterilização, a primeira em três anos, com o objetivo de castrar 500 macacos, machos e fêmeas, para impedir sua proliferação.

Mas a campanha de esterilização corre o risco de não ser suficiente e outra solução mais duradoura deve ser estudada como, por exemplo, remover todos os macacos da cidade e agrupá-los em outro local construído para eles, fora da localidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem