Paciente de 75 anos consegue distinguir cores e formas após procedimento. Foto: Ilustração/Freepick |
Gail Lane, de 75 anos, recuperou parcialmente a visão após dez anos de cegueira, graças a um procedimento cirúrgico raro e inovador que utilizou um de seus próprios dentes. A cirurgia, conhecida como osteo-odonto-queratoprótese, foi realizada no Hospital Mount Saint Joseph, em Vancouver, no Canadá, e é uma das poucas do tipo já feitas no país.
O procedimento foi liderado pelo oftalmologista Greg Moloney. Ele explicou que a cirurgia consiste em remover um dente, neste caso, o canino da paciente (que foi apelidado de "dente do olho"), modificá-lo com uma lente especial e, em seguida, implantá-lo na órbita ocular esquerda. O objetivo é substituir a córnea danificada por uma estrutura forte o suficiente para segurar a lente, mas que não seja rejeitada pelo corpo da paciente.
Gail perdeu a visão devido a um distúrbio autoimune que causou cicatrizes graves em suas córneas.
Seis meses após a cirurgia, a paciente já consegue distinguir cores e formas, e até mesmo o rosto de seu parceiro, Phil. Em entrevista à imprensa, ela se emocionou ao falar sobre a experiência de ver novamente a natureza. "Posso ver muitas cores e posso ver lá fora agora. As árvores, a grama e as flores — é uma sensação maravilhosa poder ver algumas dessas coisas novamente", disse Gail.
Ela também compartilhou que, quando ficou cega, sentiu-se triste e se perguntou se um dia voltaria a ver. Agora, com a melhora em sua visão, Gail aguarda por novos óculos para ter mais mobilidade e independência em atividades cotidianas, como caminhar. "Estou começando a ver características faciais em outras pessoas, o que também é muito emocionante", concluiu.
Fonte: www.otempo.com.br