Quais animais podem rir?

Os pesquisadores conseguiram identificar 65 espécies que conseguem rir. Foto: Reprodução/Flickr/Christian Theede Christiansen
Os seres humanos não são os únicos que riem, segundo uma equipe de pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Isso porque outras espécies de mamíferos e pássaros podem vocalizar dessa maneira. As informações são do site CanalTech.

Os pesquisadores norte-americanos, Sasha L. Winkler e Gregory A. Bryantb, fizeram uma extensa revisão literária de artigos científicos já publicados sobre o tema e outros que mencionaram sons diferentes emitidos por uma espécie em determinada atividade. Depois da filtragem, cada dado foi analisado de forma individual para se chegar as 65 espécies que podem rir, incluindo a humana. O estudo foi publicado na revista científica Bioacoustics.

As 65 espécies que podem rir de acordo com a pesquisa:
Humano
Chimpanzé
Bonobo
Gorila de planície ocidental
gorila da montanha
Orangotango de Sumatra
Orangotango de Bornéu
Gibão branco
Siamang
Babuíno verde-oliva
Babuíno Hamadyras
Macaco verervet
Macaco patas
Macaco Barbary
Macaco rhesus
Macaco mouro
Macaco japonês
Langur cinza das planícies do norte / langur Hanuman
King Colobus
Macaco folha de prata / lutung prateado
Macaco-folha de François / langur de François
Macaco-folha de João / Nilgiri langur
Uakari de dorso dourado
Macaco-aranha de Geoffroy
Macaco bugio manto
Macaco esquilo comum
Macaco de Goeldi
Mico-leão-dourado
Mico-sela
Sagui-comum
Mico-lábio branco
Mico-do-mato
Bushbaby senegal
Loris lento
Lêmur de cauda anelada
Lêmure rato cinza
Rato de laboratório
Degu
Gerbil da Mongólia
Cão doméstico
Raposa vermelha
Raposa orelhuda
Texugo europeu
Vison da Louisiana
Doninha-vermelha
Furão / doninha domesticada
Arminho / arminho
Leão marinho da califórnia
Foca-marinha / Foca-comum
Urso preto americano
Mangusto egípcio
Mangusto cinzento indiano
Mangusto anão comum
Margay
Gato de Pallas
Gato doméstico
Gato selvagem europeu
Golfinho nariz de garrafa
Golfinho pintado do Atlântico
Orca
Alces das Montanhas Rochosas
Vaca doméstica
elefante africano
Canguru cinza oriental
Papagaio Kea
Periquito

Enquanto que para os humanos o riso pode ser colocado em varias situações: "as pessoas riem em quase todas as situações possíveis e em contextos associados a qualquer estado emocional identificável. Por exemplo, temos potencial para rir quando estamos desesperados, enojados, alegres ou confusos" descrevem os cientistas. 

Nos animais, ele tem uma função simples e direta: "Esses sinais ajudam os animais a comunicar, claramente, as intenções durante as interações em que mal-entendidos podem ter consequências caras. Em uma briga, por exemplo, a negociação contínua dos papéis dos participantes facilita a interação contínua, ajudando a calibrar o desenvolvimento físico e a preparar os animais para futuros encontros agressivos", afirmam os autores.

"Como observado anteriormente, uma alta proporção de vocalizações lúdicas conhecidas são muito silenciosas, então é certo que muitas espécies geram esses sinais, mas o comportamento não foi documentado na literatura científica. Felizmente, a tecnologia está melhorando e as possibilidades de gravação de áudio sem fio estão aumentando", acrescentam os pesquisadores.

Por causa do riso de outros animais costumar ser bastante diferente daquele que os humanos emitem os autores optaram por chamá-lo de "vocalizações lúdicas".


Postar um comentário

0 Comentários