Agricultor da PB tira certidão após 62 anos e ganha data de aniversário

José Ferreira com sua certidão de nascimento. Foto: Divulgação/ DPE-PB/ Jocelino Tomaz/UOL
Depois de cinco anos, o agricultor José Ferreira encerrou um processo na Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), onde ingressou com uma ação de registro tardio de nascimento. As informações são do portal UOL noticias.

Residente na cidade de Caiçara, a 143 km de João Pessoa, capital da Paraíba, o senhor finalmente ganhou uma data de aniversário e poderá comemorar pela primeira vez após mais de seis décadas em 1º de janeiro de 2022.

No processo de conseguir o documento, que levou cinco anos, foram feitas diversas etapas na busca das origens do agricultor. Entre elas a do provável local de registro do trabalhador rural, que não sabia nem mesmo a data em que havia nascido.

A Defensoria Pública informou que precisou acionar os Cartórios de Registro Civil das cidades de Caiçara, Borborema e Araruna, cidade natal de Ferreira. Também foram procuradas as paróquias dessas cidades, na esperança de conseguir informações precisas sobre o senhor. 

Mas nada foi encontrado em relação a José Ferreira Lima, nome estimado do agricultor com base no registro de um irmão, que mora em outra cidade e não se relaciona com ele.

Devido à situação de vulnerabilidade em que o idoso se encontrava, por nunca ter tido documento, a Justiça designou que fosse feita uma perícia médica que estimasse sua idade biológica. 

Submetido a um Exame de Estimativa de Idade, realizado no Instituto de Perícia Científica (IPC) da Paraíba, o resultado apontou que a idade aproximada de José Ferreira era de 62 anos. 

Com a estimativa, o homem também ganhou um novo dia de nascimento, já que ele nunca soube quando de fato nasceu: 1º de janeiro de 1959.

Ao UOL a DPE-PB afirmou que José Ferreira mora atualmente de favor na casa da mãe de uma ex-companheira falecida. Possui dificuldades com a fala, vive de doações, fazendo bicos e trabalhando como agricultor.

Postar um comentário

0 Comentários