O que eram as luzes do céu?

Rede de satelites intriga internautas. Foto: Reprodução/Twitter (@atilaxcx)
Uma movimentação de luzes no céu intrigou brasileiros de diversas partes do país, no início da noite deste domingo (10). Diferente do que muitos pensaram, não se tratou de nenhuma visita de outro planeta, mas sim da passagem dos satélites Starlink. As redes sociais foram tomadas por diversas imagens que registraram a passagem da frota espacial de Elon Musk. O fenômeno já havia sido presenciado por lentes curiosas no Brasil durante o mês de abril, e vai se repetir mais algumas vezes por aqui. Com informações do A voz da serra e UOL.

O fenômeno começou por volta das 18h30 e durou cerca de vinte minutos até o "trenzinho" inteiro passar. Muitas pessoas se assustaram, achando que eram OVNIs (objetos voadores não identificados) de extraterrestres.

Cenas assim são raras, já que a Starlink só pode ser vista a olho nu durante as três ou quatro semanas seguintes a um lançamento, enquanto os novos satélites estão bem juntos e em órbita relativamente baixa (a 290 km de altitude). Uma sétima frota de 60 minissatélites foi lançada pela SpaceX no dia 22 de abril, totalizando 422 deles orbitando a Terra e a expectativa é de que o número vá para 4.408 até o final deste ano.A observação também depende de ser noite no momento da passagem e de o céu estar aberto.

Quem quiser acompanhar a trajetória dos satélites pode usar o aplicativo Find Starlink, que também possui uma versão web. A ferramenta funciona de uma maneira muito simples: deve-se colocar a localização e aguardar a mensagem informando quando haverá a próxima passagem brilhante de um satélite Starlink.

            avozdaserra.com.br

Postar um comentário

0 Comentários